Considerando o intervalo de outubro de 2021 a setembro do ano passado, os MIPs geraram R$ 32,4 bilhões de faturamento para o varejo farmacêutico, por meio da comercialização de 1,57 bilhões de unidades. O avanço na receita foi de 22,2%, de acordo com a Close-Up International.
A Novalgina vem na segunda posição, com R$ 411,4 milhões e 28,3% de crescimento. Marca referência em dor e febre segundo a Anvisa, o analgésico completou 100 anos no Brasil em 2022. Em terceiro lugar, o descongestionante nasal Decongex Plus, do Aché, movimentou R$ 322,2 milhões nas prateleiras. Foi o segundo MIP com maior crescimento entre os top 10 – 105,7%. É seguido de perto pelo Allegra, antialérgico da Sanofi, com R$ 317,6 milhões. O sal de fruta Eno aparece na quinta colocação. A marca faz parte do portfólio da Haleon, farmacêutica 100% focada em consumer health e que iniciou operações em julho passado após cisão com a GSK.
O consumo responsável e seguro destes medicamentos é garantido à população nas farmácias através dos profissionais farmacêuticos. Com consumidores mais conscientes no último ano, a venda de MIPs gerou mais de R$ 32,4 bilhões de faturamento para o varejo farmacêutico.
Fonte: https://site.abcfarma.org.br