A Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró-Genéricos), que reúne os 12 principais fabricantes de medicamentos genéricos do país, informa que a executiva Telma Salles é a nova presidente da entidade. Com 19 anos de atuação no segmento farmacêutico, Salles ocupava anteriormente a Diretoria de Relações Institucionais do laboratório Aché e atuou em postos estratégicos de laboratórios como EMS e Sandoz.
À frente da entidade, Telma Salles vai atuar para consolidar o avanço da indústria e as conquistas sociais promovidas pelos medicamentos genéricos. Com 25% de participação no mercado brasileiro de medicamentos, os genéricos são hoje o segmento mais dinâmico e o motor de crescimento da indústria farmacêutica brasileira. A meta do setor é atingir 30% de marketshare em 2013.
Desde que chegou ao mercado, em 2001, a categoria de medicamentos gerou cerca de 27 bilhões de reais em economia aos consumidores brasileiros e contribuiu de forma decisiva para a ampliação do acesso, especialmente no que diz respeito a drogas destinadas ao controle de doenças crônicas.
A agenda setorial da nova presidência inclui o aprimoramento do marco regulatório dos genéricos, a contestação dos pedidos de extensão de prazo de patentes, e a revisão da questão tributária, que representam hoje os maiores entraves ao desenvolvimento do setor.
Fonte: Conteúdo Comunicação.