Descongestionantes, vitaminas, analgésicos à base de dipirona, pílula anticoncepcional, antigripais e calmantes são os medicamentos mais populares no Brasil, segundo pesquisas de mercado realizadas pela consultoria IMS Health e pela Associação Brasileira de Medicamentos Isentos de Prescrição.
De acordo com os estudos, medicamentos à base de dipirona sódica, como o Dorflex, estão no topo do ranking. Para o diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas de São Paulo (Ceatox), Anthony Wong, a dipirona baixa a febre com mais rapidez do que o paracetamol.
“A aspirina, no entanto, é importante para quem tem problemas como trombose, infarto e artrite reumatoide, e estudos mostram que o uso preventivo pode evitar o surgimento de alguns tumores”, destacou.O Rivotril ou clonazepam foi o sexto medicamento mais vendido no País entre 2011 e 2012, isso apesar de exigir receita controlada.
A substância é da classe dos benzodiazepínicos, drogas que agem no cérebro, aumentando a ação de um neurotransmissor que inibe a atividade e a conectividade dos neurônios. As indicações principais do Rivotril são para tratar convulsões, transtorno de ansiedade e depressão, mas ele tem se tornado cada vez mais uma “droga social”. Para Wong, a presença do medicamento entre os dez mais vendidos no Brasil é “inadmissível”. “Ele tem grande potencial de criar dependência”, alertou.No ranking de medicamentos isentos de prescrição que mais geram volume de venda, aparecem dois multivitamínicos: o Gerovital, que contém ginseng, vitaminas A, C, D, E e as do complexo B, além de minerais como ferro, e o Targifor C.
A ingestão exagerada de vitaminas, porém, pode causar efeitos colaterais. Especialistas alertam que o excesso de vitamina A, por exemplo, pode causar danos ao fígado, problemas graves só vão acontecer se a pessoa usar altas doses por um período prolongado.
O Neosoro, solução nasal contendo cloreto de sódio, cloreto de benzalcônio e cloridrato de nafazolina, foi o medicamento mais vendido nas farmácias no último ano.
Fonte: Vale Paraibano