A obesidade é um problema de saúde pública, que já se tornou uma pandemia. De acordo com o Ministério da Saúde, 51% dos adultos estão com sobrepeso. “Os hábitos alimentares da população brasileira mudaram muito e tornaram-se vilão na briga com a balança”, diz a médica e nutróloga, especialista em emagrecimento, Ana Luisa Vilela.
O maior poder de compra é apontado como um dos fatores determinantes na mudança da dieta. A pesquisa mostra que 54% dos homens estão acima do peso e, desses, 58% têm nível superior completo. Entre as mulheres, 48% estão mais gordas, sendo que 40% têm nível superior. “Hoje em dia consome-se muitos alimentos prontos e processados. A praticidade traz, embutida, uma maior quantidade de sódio, açúcares e gorduras”, ensina Ana Luisa.
Dados da pesquisa comprovam que 26% dos entrevistados disseram ingerir refrigerantes frequentemente. “Até mesmo os sucos prontos, que muitos acham que é uma alternativa saudável aos refrigerantes, na verdade colabora com o aumento de peso, porque é cheio de sódio e açúcares”, indica.
Fonte: Guia de farmácia