O informativo estará disponível em português e inglês, nos aeroportos, hotéis, táxis e restaurantes.
A campanha de conscientização “Hepatite C tem cura. Seja um campeão. Vença esse jogo”, da ONG C Tem Que Saber. C Tem Que Curar, será realizado durante a Copa do Mundo nas antevésperas dos quatro jogos da primeira fase da competição, nas 12 cidades-sede. A finalidade é impactar cerca de três milhões de turistas brasileiros e 600 mil estrangeiros que vão circular nas 12 capitais com jogos da Copa sobre os riscos que a doença causa na sociedade brasileira e mundial.
Serão distribuídas 3,6 milhões de cartilhas informativas, em português e inglês, nos aeroportos, hotéis, táxis e restaurantes, principalmente. A cartilha também vai orientar quem faz parte de grupos de risco, ou é mais vulnerável a doença, como realizar o teste específico, que é disponibilizado gratuitamente nos centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). O objetivo da campanha, além de prevenir, é também de alertar as pessoas sobre a doença e evitar novas contaminações.
Segundo o presidente da ONG e idealizador da campanha, Chico Martucci, jogadores de futebol da década de 70 contraíram hepatite C durante a Copa do Mundo, no México, por usarem um energético na veia, cuja seringa era compartilhada por vários atletas.
Fonte: Agência Brasil / Foto: Shutterstock