CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Automedicação é tema de ação

Compartilhe essa publicação:

O objetivo é alertar a população sobre o perigo do uso irresponsável de medicamentos

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Assistência Farmacêutica, iniciou ontem a “Semana Municipal de Conscientização e Combate à Automedicação”. A ação reúne a distribuição de folhetos informativos e a realização de palestras em unidades especiais.

O objetivo é alertar a população sobre o perigo da automedicação e do uso irresponsável de medicamentos, além de conscientizar os pacientes quanto ao perigo do descarte inadequado destes produtos para o meio ambiente e para a população. “Durante toda a semana, os profissionais estarão em unidades especiais explicando sobre a importância do uso de medicamentos somente com prescrição médica e também sobre a maneira correta de armazenar e descartar esses produtos”, explica a farmacêutica e responsável pela Assistência Farmacêutica, Aline de Camargo Bilitardo Abib.

A ação serve também para orientar os pacientes sobre os diferentes acessos aos medicamentos para tratamento de doenças e melhoria da qualidade de vida da população. Outro fator destacado está na necessidade de informar sobre o perigo de intoxicação medicamentosa nas crianças.

Entre as orientações prestadas durante a ação estão: tomar o medicamento exatamente como foi prescrito; não tomar medicamento prescrito para outra pessoa; nunca utilizar medicamento após o prazo de validade; armazenar o medicamento corretamente; manter o medicamento em local seguro e longe do alcance de crianças e não retirar o medicamento da embalagem original.

Fonte: Mogi News / Foto: Shutterstock

 

Rolar para cima