CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Sincofarma realiza Rodada de Negócios e estimula a economia

Compartilhe essa publicação:

Aproximar o pequeno varejista do segmento de farmácias e a indústria de medicamentos. Foi um dos principais objetivos da Rodada de Negócios realizada na manhã desta sexta-feira, dia 11, pelo Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Alagoas (Sincofarma AL) em parceria com a Mixfarma Distribuidora, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae Alagoas).

Com a logística realizada pela MixFarma, o evento reuniu empresários do varejo farmacêutico os quais realizaram negócios diretamente com a indústria presente no evento entre eles  Neoquímica , Eurofarma, Sandoz, Natulab e Geolab. De acordo com o diretor de operações da distribuidora, Sérgio Saraiva, a expectativa é gerar um volume de negócios de aproximadamente de R$ 500 mil reais em apenas 4horas de negócio.  Ele explica que o evento é uma espécie de embrião de uma feira que está sendo pensada para o segundo semestre de 2017 e destaca o preço como vantagem para os participantes. “Quem comprar hoje terá um preço diferenciado do praticado no mercado. Isso é possível por conta da aproximação com os fornecedores, que num só dia vendem um volume maior do que em dois ou três dias; fato que permite uma margem de redução a mais”, observa Sérgio.

Apesar da crise, o segmento farmacêutico registrou um crescimento de 10% nesse ano de 2016. Embora menor do que os 23% alcançados em anos anteriores, esse crescimento demonstra a força do setor para a economia. A ideia da Rodada é fomentar ainda mais essa economia ao agregar valor ao segmento, conforme disse o presidente em exercício do Sincofarma, José Carlos Medeiros. “Nossa proposta é fomentar a economia ao possibilitar aos farmacistas a aquisição de bens com preços abaixo do mercado, acirrar as vendas e assegurar retorno econômico”, avaliou, acrescentando que a entidade pretende, para o evento de 2017, contar com a participação de – pelo menos – quatro distribuidoras e 20 laboratórios, ampliando as possibilidades de negócios.

O presidente da Fecomércio, Wilton Malta, prestigiou o evento que, para ele, favorece o bom relacionamento entre compradores e fornecedores, criando um ambiente propício aos bons negócios. José Antonio, empresário que está na liderança deste evento, avalia que a participação de entidades como Fecomércio e Sebrae é de suma importância.   E a expectativa entre os participantes era exatamente essa: bons negócios.   Cliente das empresas participantes viu na Rodada de negócios  boas oportunidades de adquirir os produtos com preços diferenciados. “É aproximadamente 10% a mais de economia. Com certeza conversarei com os cinco laboratórios presentes; não vou perder nenhuma oportunidade”, afirmou o empresário Manoel Jorge, da Farma por Menos (União dos Palmares), que também estava na expectativa de fechar negócios que gerassem uma melhor rentabilidade nas vendas futuras.

Para os laboratórios, a Rodada diminuiu a distância entre a indústria e o ponto de vendas. Como normalmente o volume de compras desses pequenos varejos é mínimo, nem sempre é viável negociar direto com a indústria; daí a importância do encontro. “Para o nosso segmento, esse é um evento muito importante porque leva a indústria para perto das farmácias, tirando um pouco o papel do intermediário e permitindo que os donos de farmácias nos conheçam. É uma oportunidade de firmar excelentes negócios e focar na linha MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição), com preços com redução de 25%”, afirmou Luiz Foroni, do laboratório Natulab.

Essa aproximação da indústria com o pequeno varejo também foi destacada por José Antônio Vieira, empresário do segmento. Para ele, “é uma forma de estimular a competitividade dos pequenos farmacistas em meio às grandes redes, ampliando a margem de lucro ao negociar volumes maiores, preço e prazo”. 

Rolar para cima