O Sindicato do Comercio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Alagoas – SINCOFARMA-AL e o Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU firmaram mais uma parceria que tem por fim possibilitar aos farmacistas, seus empregados e dependentes a tão sonhada graduação em Farmácia. O curso é a distância (EaD), mas possibilita a mesmíssima formação que o curso presencial. Basta dizer que as aulas práticas (em laboratório), as provas trimestrais e o estágio obrigatório a que os alunos se submeterão seguem os mesmos procedimentos e carga-horária dispensados aos alunos do curso presencial. Ou seja: não há mudança quanto ao critério de formação e avaliação do aluno. E justamente por isso a carga-horária do curso, os critérios de formação e diplomação em nada mudam.
O curso tem prévia aprovação e validação do Ministério da Educação (Portaria MEC nº 1239, de 20 de dezembro de 2013). Some-se a isso o fato de que a tradição e o histórico da UNINASSAU a credencia como um dos maiores e melhores centros universitários do Brasil.
A parceria firmada entre o SINCOFARMA-AL e a UNINASSAU possibilitará aos farmacistas tornarem-se responsáveis técnicos por suas próprias farmácias e/ou drogarias. Isso também facilitará a regularização do estabelecimento junto aos órgãos sanitários e, inclusive, junto ao Conselho Regional de Farmácia de Alagoas – CRF/AL, o qual vem a cada dia intensificando a fiscalização a esses estabelecimentos, inclusive impondo altas multas.
Ressalta-se não se entender o porque de o CRF/AL ter se mostrado resistente ao Curso de Farmácia, na modalidade EaD. Isso porque há muito a formação a distância é uma realidade não só no Brasil. Além disso, como já dito, o curso é validado pelo MEC e os critérios de ensino possibilitam ao aluno a mesma formação que é possibilitada na modalidade de curso presencial. Os professores são os mesmos, o laboratório de prática é o mesmo, a carga-horária é a mesma, os meios de avaliação são os mesmos e o estágio obrigatório é o mesmo.
A parceria firmada entre o SINCOFARMA-AL e a UNINASSAU traz, indiscutivelmente, grande benefício aos farmacistas, seus empregados e dependentes. Prova disso é a destacada adesão ao curso tanto para o Polo Maceió quanto para o Polo Arapiraca da UNINASSAU, que veio a possibilitar aos empresários que residem no interior do Estado a realização de um sonho e de uma antiga necessidade. Prova disso é que no Polo Arapiraca, para a primeira turma, já contamos com mais de 60 (sessenta) alunos cursando.
Contudo, por certo, num futuro breve, as farmácias e drogarias do Estado de Alagoas contarão com maior e melhor aparato farmacêutico, fortalecendo os estabelecimentos comerciais, evitando-se as multas impostas pelo CRF/AL e que tanto incomodam, quando não inviabilizam a continuidade das micro e pequenas empresas do setor.
Enfim, a parceria traz benefícios a todos: aos empresários, ao SINCOFARMA-AL e, também, ao próprio Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, na medida em que restará facilitada a regularização dos estabelecimentos comerciais, cumprindo a lei como tem exigido referido Conselho.