Para discutir pontos da Convenção Coletiva 2018/2019, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Alagoas (Sincofarma AL), José Antonio Vieira, reuniu-se, ontem (24), com o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Alagoas (Sindfal), Hugo Alexandre.
O primeiro tema tratado foi a extinção da obrigatoriedade da cobrança da contribuição sindical, trazida pela Reforma Trabalhista. As entidades demonstraram-se conscientes de que, a partir de agora, devem intensificar a oferta de serviços aos associados, bem como desenvolver ações que os aproximem dos sindicatos.
Como a proposta do encontro era debater pontos da Convenção Coletiva, o principal assunto tratado pelas entidades foi o reajuste salarial. Após explicar os parâmetros a serem adotados terão como base os índices da inflação 2017, o presidente do Sincofarma pediu que o SINDFAL a preparação de uma proposta de reajuste salarial e das vantagens da categoria. Assim que o documento estiver pronto, deverá ser encaminhado para apreciação da diretoria do Sincofarma.
A inciativa das entidades em antecipar as negociações irá beneficiar as partes envolvidas. Isto porque, nos anos anteriores, os ajustes demoravam e acabavam gerando problemas no tocante aos valores retroativos.
Além do presidente, participaram da comitiva do Sincofarma o diretor Fernando Rijo, o executivo Nivaldo Neves e farmacistas convidados.