Seguindo orientações do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, a Vigilância Sanitária de Americana está informando as drogarias e farmácias sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. E esclarece que não há cobrança de taxas pela Agencia Nacional de Saúde (Anvisa) referente à adesão ao sistema, instalação do programa e envio dos arquivos.
De acordo com a responsável pela Vigilância Sanitária, Eliane Ferreira, a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 27/2007 institui o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. “É possível fazer via sistema o credenciamento da drogaria ou farmácia, a habilitação do estabelecimento no sistema de segurança da Anvisa, habilitação do farmacêutico transmissor, inventário do estoque existente e transmissão dos arquivos referentes à movimentação dos medicamentos e substâncias controladas”, informou. Ela ressaltou que o site para acesso é o www.anvisa.gov.br/sngpc.
“Recebemos informações e reclamações de que pessoas em nome da Anvisa estão ligando para os proprietários e responsáveis técnicos dos estabelecimentos cobrando taxas atrasadas com ameaças de multas e interdição. Ressaltamos que não há taxas em relação ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. Nesse caso, a Coordenação de Segurança Institucional da Anvisa orienta que a pessoa deve imediatamente fazer um Boletim de Ocorrência”, esclareceu.
Fonte: Guia de famácia