CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Sincofarma participa de Avaliação de Consenso promovida pelo Segs

Compartilhe essa publicação:

Para agregar uma visão externa e permitir um aprendizado conjunto, o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Alagoas (Sincofarma AL) foi avaliado pela multiplicadora do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) da Fecomércio CE, Geórgia Philomena. A avaliação ocorreu na manhã da última sexta (31), na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL).

Esta é a segunda vez que a avaliadora analisa os indicadores da entidade. A primeira foi em 2010. Comparando a realidade encontrada nas duas visitas, Geórgia relembrou algumas práticas da época e se disse satisfeita com a evolução apresentada pela Federação. “De 2010 a 2017 houve um grande avanço. Os processos mudaram e as práticas foram se aperfeiçoando, tanto que a Fecomércio ganhou por duas vezes o Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ). Isso é um reflexo geral de que a gestão aplicada está trazendo resultados”, analisou ao recordar, por exemplo, a antiga ‘pasta pública’ na rede de computadores que evoluiu para o diretório ‘Gestão à vista’ na intranet, dinamizando as demandas ao acelerar o processo e dispensar o uso de papel.

Diferentemente dos anos anteriores, quando cada entidade era avaliada individualmente, este ano a avaliação de consenso foi coletiva. O modelo já foi adotado em 2016 nos sindicatos filiados à Fecomércio CE e teve bons resultados. A ideia é criar um ambiente que potencialize a troca de experiências e a análise conjunta das práticas.

Para que o resultado seja mais coerente com a realidade de cada entidade, os participantes foram divididos em dois grupos. O Sincofarma AL participou da avaliação no período da manhã, juntamente com os demais sindicatos sediados na capital (Sincadeal, Sirecom AL e Secovi AL), enquanto à tarde interagiram os sindicatos com base no interior (Sindilojas Arapiraca, Sindilojas Palmeira dos Índios, Sindilojas Penedo e Sindilojas União dos Palmares).

“Sempre é uma experiência válida participar desses momentos de troca de experiências, enriquecendo nosso conhecimento para melhor desempenharmos a nossa atuação perante aos nossos representados”, ressaltou Zélia Siqueira, colaboradora do Sincofarma.

Rolar para cima