O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Alagoas (Sincofarma AL) participou, ontem (24/05), da Reunião de Executivos do 33° Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em João Pessoa (PB). A entidade integra a delegação alagoana, composta por presidentes, diretores, executivos e assessores da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e demais sindicatos filiados. A comitiva também participou das reuniões que discutiram temas jurídicos, de comunicação e marketing.
De forma dinâmica, as reuniões apresentam cases com detalhes das ações colocadas em prática para, a partir da difusão, promover a troca de experiências e estimular a adequação dos projetos pelos sindicatos interessados do País, já que o congresso reúne delegações de vários estados brasileiros.
Um dos cases de sucesso foi apresentado pelo Sindilojas Belém. Há oito meses, a entidade desenvolveu e implementou o aplicativo Olho no Olho com o objetivo de atualizar o bando de dados dos estabelecimentos comerciais do município, uma vez que, de acordo com a Junta Comercial do Pará (Jucepa), existiam 13.200 lojas, embora a entidade contava apenas com 406 associados. “Muitas vezes, o lojista mudava de endereço e o nome fantasia e não atualizava os dados na Junta”, explicou Erilene Diniz, gestora do departamento de Serviços do Sindilojas Belém.
De acordo com ela, foi treinada uma equipe de consultores para realizar visitas aos estabelecimentos, cadastrando os lojistas por meio do aplicativo, que é alimentado com informações sobre CNPJ, endereço, segmento e contatos, por exemplo. A partir daí, é gerado um relatório diário com os dados atualizados, o qual é cruzado com o da Junta para eliminar possível duplicidade. Durante a abordagem, o consultor explica o papel do Sindilojas e apresenta os produtos e serviços ofertados pela entidade, conscientizando-os sobre os benefícios do associativismo.
A partir desse trabalho, o Sindilojas Belém saltou de 406 para 2.150 lojas cadastradas, em seis meses. “Nossa meta é fechar com 2500 nesse semestre e 5 mil até o final do ano. Nossa arrecadação saiu de 9%, em dezembro, para 262% atualmente”, pontuou.
A Reunião dos Executivos apresentou, ainda, cases sobre fortalecimento da imagem institucional, banco de currículos, autossustentabilidade e atuação legislativa. Em praticamente todas as abordagens, as ferramentas modernas de comunicação – a exemplo do WhatsApp – foram citadas como aliadas na conscientização e aproximação entre entidades e representados.
Comunicação
Sindilojas Gravataí abriu a programação da Reunião de Assessores de Comunicação e Marketing com a campanha “60 mil reais em vales-compras”. A entidade premia consumidores e vendedores, iniciativa que, em 2016, teve 597 aderentes. Como reflexo, neste ano de 2017, o sindicato conquistou aproximadamente mais 100 novos associados (75 no primeiro trimestre e 21 até este mês de maio). Homologada pela Caixa Econômica Federal (CEF), o principal objetivo da campanha é fazer a economia girar no município e, consequentemente, dar mais força ao comércio e agregar valor à imagem institucional. “É marketing gerando o associativismo. É o futuro do nosso sindicato”, disse Rodrigo Silva, do Sindilojas Gravataí.
A estruturação da área de Comunicação e Marketing foi o tema abordado por José Arthur de Castro, do Sindilojas Belém. Os objetivos foram estreitar o relacionamento com os lojistas, aumentar a base de associados e fortalecer a imagem institucional da entidade, tendo como uma das ferramentas a divulgação das ações e eventos nas redes sociais e no site institucional. O sindicato também implementou a TV Lojista, uma espécie canal que disponibiliza vídeos com capacitações em diversas áreas de interesses dos empresários.
Outros temas foram associativismo e revista digital, com conteúdos de interesse e segmentado para o setor. Um dos casos foi a Revista SindComércio, do Sindilojas Governador Valadares. O sindicato passou a ser mais procurado pelos empresários, entidades de classe e autoridades civis e militares.
Integram a delegação alagoana os presidentes do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta; Sindilojas Palmeira dos Índios, Gilton Lima; Sindilojas União dos Palmares, Adeildo Sotero; do Sindilojas Penedo, Ana Luíza Freire; do Sincadeal, Valdomiro Feitosa; do Sirecom, Arthur Guillou; e do Secovi, Nilo Zampieri Jr., além do presidente da Junta Provisória do Sincofarma, José Carlos Medeiros.