O presidente da Junta Governativa do Sindicato do Comercio Varejista de Produtos Farmacêutico do Estado de Alagoas (Sincofarma AL), José Carlos Medeiros, participou, entre os dias 24 e 26 de maio, do 33º Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSE), no Centro de Convenções do Estado da Paraíba, em João Pessoa (PB).
O evento ofertou uma programação técnica com palestras, exposições, workshops e apresentações de práticas bem sucedidas de sindicatos em todo o Brasil. Para o presidente, a participação no evento foi de grande importância para agregar valor às gestões sindicais. “O congresso traz aos nossos sindicatos um vasto conhecimento sobre administração e gestão sindical para que possamos aplicar e aprimorar o nosso dia a dia”, ressalta.
O case do Sindicato do Comércio Varejista de Gravataí (Sindilojas Gravataí), do Rio Grande do Sul, foi um dos que mais despertou a atenção do gestor pelo relato da experiência em autossustentação por meio de vendas de serviços em geral, principalmente mídias e treinamentos nos ramos de atuação dos lojistas associados, não apenas do município, como também de outros circunvizinhos.
Medeiros também considerou positivo o case do Sindilojas Belo Horizonte. A entidade funcionava nas dependências da Federação do Comércio de Bens, Serviços de Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) e fez uma verdadeira revolução em sua gestão para aquisição de prédio próprio, adquirido com recursos de vendas de produtos e contribuição dos associados, servindo de base para outros pequenos sindicatos do setor de sua microrregião.
Questões jurídicas também foram debatidas no evento, a exemplo da palestra de José Pastore, que defendeu a Reforma Trabalhista como solução imediata para redução do desemprego e o crescimento da economia.