Pesquisadores nos EUA descobriram uma maneira de diminuir a absorção de sódio, um dos elementos químicos que forma o sal, o outro é o cloro, pelo corpo sem que a pessoa faça mudanças na sua dieta. O excesso da substância pode causar hipertensão e agravar o quadro de doentes renais.
As descobertas foram descritas em um artigo publicado ontem na revista “Science Translational Medicine”. Atualmente, as únicas maneiras de controlar o nível de sódio no corpo são por meio de diuréticos ou limitando a ingestão de sódio na dieta.
A droga, chamada tenapanor, atua bloqueando a atividade de uma membrana de transporte conhecida como NHE3, um dos principais responsáveis pela captação de sódio no intestino. O bloqueio evita que o sódio seja transportado para o sangue e sobrecarregue o rim e o coração. Em vez disso, o excesso de sódio é excretado pelas fezes.
“Em pacientes com insuficiência renal, há grande dificuldade para eliminar o sódio pela urina [a principal via de eliminação], portanto, uma outra alternativa para eliminar essa carga de sódio pode ajudar muito esses pacientes”, diz presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Daniel Rinaldi.
Os testes foram realizados em ratos, humanos saudáveis e em ratos com insuficiência renal e hipertensão induzida por excesso de sódio.
Um estudo para avaliar a eficácia da droga em pacientes com sobrecarga crônica de sódio está em andamento.
Fonte: Folha de S. Paulo Foto: Google