A dúvida a respeito desses medicamentos não é novidade
Milhões de pessoas mais velhas que tomam comprimidos para controlar a pressão arterial (como os betabloqueadores) podem estar em risco. Segundo um novo estudo publicado na revista científica JAMA e divulgada pelo jornal britânico “The Telegraph, estes medicamentos podem estar fazendo mais mal do que bem à saúde dos idosos.
Cientistas da Universidade de Yale descobriram que o risco de morrer por uma “queda fatal” quando se toma esse tipo de comprimido aumentou 40% em três anos avaliados se assemelhando às chances de morte em ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais apresentadas nesse mesmo período.
A maioria das pessoas que estão na terceira idade sofre com pressão arterial elevada; e cerca de cinco milhões deles tomam medicação para a hipertensão.
A dúvida a respeito desses medicamentos não é nova: vários estudos recentes questionaram se os riscos e os efeitos colaterais não superam os benefícios. As drogas contra a hipertensão baixam a pressão sanguínea, mas também podem levar a efeitos colaterais que incluem tonturas, cansaço excessivo e visão turva.
Durante o período de avaliação, 446 pacientes (9%) apresentaram lesões graves decorrentes de quedas e 111 (24,9%) vieram a óbito. Estudos anteriores demonstraram que seria esperado um número semelhante de mortes por ataques cardíacos ou derrames, se os pacientes não fossem tratados com a medicação, durante o mesmo período.