Parece ser um assunto banal, mas merece reflexão. Há pessoas fanáticas por medicamentos, mantêm a bolsa cheia deles. Medicamentos para todas as idades e ocasiões. Uma expressão popular é de realidade contundente: “de médico e de louco, todos nós temos um pouco”. É muito comum o hábito da automedicação. Agora, automedicação, uso de medicamentos por conta própria – que pode ser sinal de confiança, autoconfiança ou exagerada confiança em si mesmo –, esbarra nos limites normais do conhecimento de cada um.
Recentemente, uma revista não científica publicou pormenorizado estudo sobre o uso e os efeitos da automedicação. Diz: “Tomar medicamentos por conta própria pode causar tanto mal quanto uma doença. Todo ano, 24 mil brasileiros morrem por causa de automedicação”.
Cálculos de entendidos no assunto referem 80 mil estabelecimentos que vendem medicamentos e 50 mil unidades que vendem pão. Parece exagerada a informação porque pão é alimento, o pão de cada dia, e medicamento é aquilo que se toma para combater uma dor, um mal-estar, uma enfermidade.
Fonte: Gazeta de Alagoas
- Comércio
Automedicação ainda é motivo de alerta
-
Por SindComercio Noroeste
- • Publicado em
- •