Com mais dinheiro no bolso, bem informado e preocupado com as questões relacionadas ao bem-estar, consumidor brasileiro muda seu perfil de compra. A pesquisa da Nielsen ‘Mudanças no Mercado Brasileiro de 2012’ revela que houve uma ampliação da oferta de produtos de maior valor agregado e que trazem benefícios ao usuário. A boa notícia é que farmácias e drogarias vêm ganhando a preferência do shopper, ou seja, as empresas analisaram o comportamento dos consumidores e passaram a investir mais na venda de seus produtos nestes locais.
Nas vendas das categorias de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC), farmácias e drogarias aumentam a participação frente aos supermercados (autosserviço). Em 2011, autosserviço registrou um crescimento nominal de 8,4% em relação ao ano anterior. No mesmo período, o canal farma teve um incremento de 9,1%. E são as redes de drogarias que sustentaram esse bom índice de vendas de produtos de higiene pessoal e beleza. Do total das vendas de HPC no varejo, o crescimento das cadeias foi de 14%, já das farmácias independentes, 4,7%. “Essa diferença entre redes e farmácias independentes está diretamente ligada ao sortimento. Com um consumidor mais exigente e com mais renda, a busca é por produtos diferenciados, facilmente encontrados em cadeias de drogarias”, explica a coordenadora de atendimento do varejo da Nielsen, Fernanda Nakazaki.
Ao analisar o mix e o desempenho dos itens de HPC em redes de drogarias e supermercados, dados da Nielsen comprovam que, em relação ao sortimento, no canal farma 55% do mix é formado por marcas premium, um índice duas vezes superior ao registrado no autosserviço. As categorias de HPC também são 58% mais competitivas em comparação ao canal supermercado, ou seja, apresentam preços melhores.
As regiões de destaques no incremento das vendas de HPC em farmácias e drogarias são Grande São Paulo (14,4%), interior de São Paulo (13,8%), Sul (11,7%) e Nordeste (9,2%). No geral, oito categorias contribuíram com 80% do resultado do canal farma. São elas: bronzeadores, fraldas, pós-xampu, creme para pele, sabonetes, tinturas, desodorantes e xampu. Dessas oito, desodorantes, fraldas e tinturas cresceram abaixo da média do setor, mas aparecem como destaques devido ao grande volume comercializado. Já as categorias absorventes higiênicos, cremes para assadura e modificadores de cabelo apresentaram retração e perderam mercado para o autosserviço e perfumaria.
Com um mix de higiene e beleza diferenciado, farmácias e drogarias conquistaram 10% a mais de consumidores em 2011 em relação ao ano anterior, o que representa 1,6 milhão de consumidores a mais em 2011. Nesse período, os clientes do canal também gastaram 12% a mais. O índice de shoppers mais assíduos (que realizam recompra) também aumentou e chegou a 72% no período analisado.
Redes x independentes
O itens de destaque em redes e farmácias independentes são bem diferentes. Enquanto nas cadeias de farmácias e drogarias as categorias que apresentam o maior destaque são bronzeadores, fraldas, cremes para pele, desodorantes, sabonete, xampu, lenço umedecido e pós-xampu, nas farmácias independentes a tintura é a grande fortaleza. Faz todo sentido, pois o consumidor das redes é formado pelo público de classe média e alta, o que justifica a busca por produtos premium. Já boa parte dos consumidores das independentes é formada pela população das classes média e de baixa renda, um público que opta por realizar tratamentos de beleza na própria residência.
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Fonte: Guia da Farmácia